sábado, 10 de agosto de 2013

O 8º dia - 10 de Agosto de 2013

Depois de uma semana de trabalho intenso eis que chega o primeiro dia de maior acalmaria.
A Diamantina e a Graça quiseram aderir à moda local e submeteram-se às mãos de amigas da comunidade para entrançar os cabelos rematados com missangas. Estão “lhindinhaaas” e são uma atração exótica para pequenos e graúdos do Alto Molócuè.
De manhã, o único “infeliz” que tinha actividade era o Perry com a formação de hardware que teve de ser estendida com mais um turno devido às muitas inscrições. Enquanto isso algumas das nossas foram até à barragem próxima para arriscar uma banhoca de acordo com as práticas locais: em pelota! Ainda por cima houve quem fosse directa à zona dos rapazes, intersectadas pelos gritos festeiros das raparigas locais.
O almoço foi estival: salada russa – uma variação da dieta africana pois os padres da comunidade estavam fora em trabalho.
A tarde foi quente. Mesmo no inverno o sol faz-se notar e apenas ao entardecer e ao amanhecer é que sentimos o fresco na pele.
O Perry andou a “divertir-se” com uma base de dados Access feita por um italiano (com código em italiano) para a paróquia. A Ana Paula deu uma aula de dança e fomos retribuídos com um ensaio de dança tradicional pelo grupo de jovens. A Fernanda cortou o cabelo à voluntária residente, Elsa e uns e outros passaram pelas brasas vespertinas.

A gula apoderou-se da Graça e as bolachinhas compradas na banca do cruzamento da estrada nacional vingaram-se. Como o esófago estava lotado tiveram de saltar para a traqueia e lá teve o Perry de “heimlichar” a rapariga. Saíu tudo! Muito! :p
Pela oração do terço e vésperas, a capela foi invadida por uma “manifestação” de moscas. E ao jantar agendamos uma saída neste domingo para visita a comunidades com os padres e onde se incluirá um baptismo e um casamento, rematados à tarde com um jogo de futebol local onde vamos fazer claque pelos nossos do Alto Molócuè.

Depois do jantar, reunimos para uma avaliação do dia e da semana, onde cada um deu testemunho das dificuldades e das surpresas que surgiram. Iniciamos a preparação da festa a realizar no próximo sábado, dia 17 para 150 almas. Por falar em surpresas eis que entra na reunião um motxorro sem convite. Gritaria geral e… boa noite! ;)

Nuno Perry

Sem comentários:

Enviar um comentário