sábado, 10 de agosto de 2013

Dia 7 - 9 de Agosto de 2013


5h45  - na Missão Católica  Nossa Senhora  Rainha, do Mundo,  província  Alto –Molócuè, presenciei o nascer do sol, momentos repletos de tonalidades rosadas, amareladas e esbranquiçadas e por fim , uma grande estrela, muito brilhante e muito quente  iluminou todo o meu dia.
6h - Participámos nos  Atos de Oblação, Laudes (Liturgias das Horas) e à missa (diária), hoje, celebrada pelo Pe. Onório (um italiano) porque como estamos em comunidade temos rituais comuns. Comunguei e pela primeira vez provei uma hóstia, mergulhada no vinho, deliciosa.
7h15 - Tomamos o pequeno-almoço (hoje havia inhame).
8 horas - Fomos dar um passeio pela vila para observarmos a azáfama diária, passámos por um “fardo” (um vendedor, que vende roupa oriunda de todo o mundo e empacotada em vácuo, em leilão), onde a Cheila conseguiu comprar umas calças e uma t-shirt por uma pechincha,  e ainda fomos ao mercado, onde algumas voluntárias compraram umas capulanas a 125 meticais (MT) cada uma. (Amanhã, durante  a manhã iremos  às compras  no  mercado, calmamente  poderemos regatear).
8h10 - No caminho, e pertinho do local onde estamos, há escolas públicas. Os alunos (usam farda e trazem banquinho ou cadeira ou pedras para sentarem-se) estavam a limpar e a varrer, com galhos de árvores,  os arredores da escola.

 aula de música (observem os assentos)


 limpeza dos arredores das salas de aulas

9h50 – Regressámos, iniciarmos as actividades diárias (trabalhos): corte e costura, (CC) informática, trabalhos manuais (TM), inglês, empreendorismo e jogos tradicionais. Nestas atividades as crianças e jovens germinam.
11h30 - Começámos a preparar o almoço com a Ofélia (uma moçambicana que trabalha nos padres, como os locais dizem). Bebemos vinho “Dona Ermelinda” que custou 350 MT, ou seja, 9€, uma luxúria no mato.
12h /12h30 - Hoje,  sexta-feira, a partir das 12 horas praticamente ninguém trabalha. E ainda dizem que os portugueses trabalham pouco, eheheh. Mas os nossos formandos ou jovens do Centro Juvenil apareceram, como sempre, ávidos por participar e aprender, durante a tarde; neste período ocorreu formação de psicologia e defesa pessoal (DP), não mencionadas anteriormente.
Almoçámos sem convidados (a missão é um local onde ficam alojados muito viajantes pois  o Alto Molócuè é ponto de paragem entre Nampula e Quelimane). Havia viajantes, mas estes hospedaram-se na Sala de Hóspedes.
Após o almoço, têm o hábito de descansar.
14h – Continuação dos trabalhos. Na minha actividade, CC, na qual tenho ensinado a bordar “ponto de corda”, ponto de cruz, croché e tricô porque as adolescentes quando acabam a 12ª classe (equivalente ao nosso 12ª ano de escolaridade) vão para casa “ficar sentada”, como disse-me a Zulaia porque não tem dinheiro para estudar para ser professora. Esta e outras adolescentes e mulheres têm muitas competências mas a iniciativa própria e autonomia é fraca.
Durante a tarde, mataram um porco à nossa moda, ainda dei uma espreitadela,  e observei que aproveitam o sangue e todas as vísceras. Aqui, não deixam a carne do porco descansar um dia, porque o Pe. Onório congelou-o de imediato.
17h - Antes de tomarmos banho, eu e a Diamtantina tivemos cabeleireiras a “trançarem os nossos cabelos”, até brigavam para tocar e mexer neles.

 Diamantina quase entrançada.

Todas as sextas, ocorre o Conselho de Família: uma reunião para abordar assuntos do interesse da  comunidade.
17h30 - Ao final da tarde, tomámos banho porque hoje é “Friday Nigth”.  Encontrámo-nos na nossa sala de trabalho, para a bilhardice, face e skype, todos com a roupa de ir à missa.
18h15 – Letio Divina: ainda não sei o que é porque não assisti porque estava no cabeleireiro, ao ar livre
18h30, tivemos a meditação (Adoração) e de seguida as Vésperas (orações de agradecimento pelo dia). Eu estou quase numa leiga consagrada ;-).
19h15 – Jantar.
20h - Fomos tomar um copo com o Pe Messias (padre moçambicano, daqui da provincia) e o Pe Juan (nosso acompanhante deste a Madeira);  bebemos cerveja preta “Laurentina”; já não fomos à discoteca “Escondinho” porque encontrava-se fechada.
21h – Regressámos à missão e fomos xonar, estávamos todos exaustos.

Graça Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário