segunda-feira, 19 de agosto de 2013

17º dia - 19 de Agsoto

Hoje mais um dia intenso a visitar os lugares dehonianos da Alta Zambézia, onde tudo começou em 1946! Quando os dehonianos chegaram a Moçambique foi-lhes confiada toda a evangelização da Alta Zambézia e foram esses caminhos que percorremos.
Logo de manhã pelas 6h partimos rumo ao Guruè, com uma paragem na antiga missão do Ilè, agora confiada aos missionários da Consolata. Fizemos uma breve visita à igreja, com um esquema de arquitectura semelhante a outras por onde haveríamos de passar. É admirável ver a obra que estes primeiros missionários deixaram, obra que hoje nalguns lugares está votada ao abandono.
Chegando ao Guruè a inevitável visita à Santinha e Casa dos Noivos (ou o que resta dela, só paredes!), passando pelas extensas plantações de chá. O Guruè é isso mesmo: o verde das paisagens marcado pelas plantações de chá.
Depois almoçamos no Centro Polivalente Padre Dehon e fomos fazer uma rápida visita à nossa escola e oficinas! Um trabalho admirável que aqui é feito e que conta com a escola regular, um curso de agro-pecuária de três anos e alguns cursos de electricidade geral e mecânica auto. Também é relevante a carpintaria desta escola, com máquinas adequadas ao trabalho que aqui fazem e a zona de moagem quer do milho, quer das sementes de girassol que tanto produzem o óleo como também o alimento para os animais. Ficou por visitar a quinta em Mangone (alguns quilimetros do Guruè) onde os alunos do curso de agro-pecuária têm as suas aulas práticas.
Pelas 15h tomamos a estrada de terra batida de regresso ao Alto Molócuè, onde avistamos a antiga missão de Invinha, visitamos a nossa comunidade em Milevane que conta com 4 religiosos e 3 noviços, a escola agro-pecuária das irmãs em Mievane e a antiga missão de Nauela!
Um dia para visitar algumas das raizes dehonianas da Alta Zambézia!
Mais uma viagem super cansativa, sobretudo no Guruè e regresso ao Alto Molócuè por Milevane onde era impossível não acertar nos buracos da estrada!
Mas valeu a pena!
Mais uma vez... cansados mas felizes!
Amanhã retomamos as actividades normais no Centro Juvenil! Haja forças!

Pe. Juan

Sem comentários:

Enviar um comentário